segunda-feira, 20 de julho de 2009

CASA DO ADOLESCENTE FAZ PARCERIA COM A ESCOLA DA VOVOZINHA




No dia 04 de julho a Associação “O Adolescer para a Vida” (Casa do Adolescente) participou de uma festa junina, em parceria com a Escola Ephigênia de Oliveira Batista, mais conhecida como Escola da Vovozinha.
A iniciativa partiu da própria escola para contribuir mais uma vez com os projetos sociais da entidade. A proposta da diretora da escola Ada Maria foi a venda dos alimentos e bebidas para arrecadar recursos financeiros para os projetos da Casa do Adolescente. Segundo a diretora, não é objetivo da escola obter lucro, portanto, seu gesto generoso ofertou a parceria através das barraquinhas. As danças juninas ficaram por conta dos pequenos alunos que deram um show de animação e alegria.
Os pais dos alunos foram também nossos grandes parceiros, contribuindo com recursos financeiros para a compra dos ingredientes e das prendas da pescaria.
Outra participação importante no evento foi a Escola Municipal José Ferreira Bastos, por intermédio da diretora Ivône, que cedeu o espaço para a realização da festa.
Essas ações sociais demonstram a importância do envolvimento dos diversos setores para as transformações sociais e só reforçam o sucesso das grandes parcerias realizadas pela entidade.
Parabenizamos a todos os atores sociais envolvidos nesse projeto. Agradecemos a oportunidade.
Contato: casadolescente@yahoo.com.br (31) 3563-3495
Blog: http://casadoadolescente.blogspot.com

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A ASSOCIAÇÃO O ADOLESCER PARA A VIDA INICIA PROJETO NA ESCOLA

A Associação “O Adolescer para a Vida” (Casa do Adolescente) iniciou no mês de maio um projeto de prevenção dentro da escola.
O trabalho acontece por uma demanda da Escola Estadual Professor Tibúrcio que pretende melhorar o comportamento e relacionamento dos alunos, evitando assim, a indisciplina, sexualidade precoce, brigas entre os colegas, dentre outros.
Os profissionais especialistas em adolescência (médicos, psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Fonoaudióloga) realizam encontros educativos na sala de aula com as turmas de 7ª e 8ª séries sobre os diversos temas da adolescência, como prevenção às DST’s/AIDS, gravidez precoce, drogas, relacionamentos e projetos de vida. Os alunos participam dos encontros, expondo suas dúvidas, opiniões, medos e angústias sobre os temas. Eles também participarão de uma consulta médica na própria escola. Além dos encontros com os alunos, os pais também participarão do projeto através de palestras ministradas por uma Psicóloga. A entidade busca como resultados, principalmente, o adiamento da 1ª relação sexual, a prevenção às DST’s/AIDS e gravidez precoce, além da prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
Após as intervenções na Escola Professor Tibúrcio, esperamos ampliar o projeto também para outras escolas públicas. Aguardem!
Contato: 3563-3495 e-mail: casadolescente@yahoo.com.br
Site: casadoadolescente.org

CASA DO ADOLESCENTE FAZ ANIVERSÁRIO


O Centro de Apoio à Saúde do Adolescente (C.A.S.A.) da Associação O Adolescer para a Vida completou nove anos de funcionamento no dia 30/06/09. Um sonho de Dra. Dalva, fundadora da entidade, que se tornou realidade.
Nesses nove anos, o C.A.S.A. beneficiou mais de 4800 adolescentes e jovens. O trabalho, pioneiro na cidade, tem sua grande contribuição para reduzir os riscos sociais que envolvem os adolescentes e jovens de Itabirito.
Muitos são os colaboradores para o sucesso do trabalho: voluntários, funcionários, equipe profissional, fundadores, diretores, comerciantes, empresários, Clube do Cavalo,moradores, escolas, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal, UFMG, UFOP, Secretaria Estadual de Saúde, HSBC, Associações Comunitárias, entidades, dentre outros. Um agradecimento especial a todos os setores. Sem vocês não poderíamos continuar.
Que possamos continuar na nossa jornada... Sempre contribuindo para transformar a vida dos adolescentes e jovens!
Contato: 3563-3495 e-mail: casadolescente@yahoo.com.br

CASA DO ADOLESCENTE LANÇA CAMPANHA NA CIDADE


Não é difícil adivinhar por que grandes conquistas necessitam de união, determinação, coragem e confiança. Foi pensando nesses valores, que a Associação “O Adolescer para a Vida” (Casa do Adolescente) iniciou uma grande campanha na cidade para alcançar um de seus maiores objetivos: construir sua sede própria no Espaço VIDA, local onde se pretende transformar a vida dos adolescentes e jovens de Itabirito.
Grande parte dos moradores de Itabirito já teve a oportunidade de observar em alguns centros comerciais, uma caixinha para depositar o troco em benefício da entidade. A iniciativa tem sido muito bem recebida pelos comerciantes e moradores. Nos dois primeiros meses de arrecadação financeira somamos o valor de R$ 979,28. Agradecemos a cada cidadão itabiritense pela colaboração e adesão ao projeto.
Nosso objetivo principal tem sido envolver a população de Itabirito nesse grande projeto, que pretende ser um centro de referência ambiental e em atenção integral ao adolescente e jovem. Acreditamos no nosso trabalho como uma das maneiras mais eficazes de diminuir a vulnerabilidade social e prevenir as principais situações de risco entre eles, como o uso de drogas, a criminalidade, a iniciação sexual e a gravidez precoce, as DST’s/Aids, dentre outras. Apostamos na juventude como um grande potencial de construção e transformação da vida e do mundo.
O terreno denominado Espaço VIDA, localizado no bairro Padre Eustáquio, possui uma área de 20.000m2, à margem do Rio Itabirito que está em fase de recuperação. O projeto arquitetônico quase finalizado prevê o uso de técnicas de bioconstrução, realizadas a partir de um diálogo com o ambiente em que serão inseridas, adotando sistemas que gerem baixo impacto ambiental e o maior aproveitamento possível dos recursos locais. Estão previstas atividades culturais, esportivas, ações socioambientais, educativas, dentre outras.
Não deixe de participar! Seja também nosso parceiro. Vamos juntos, construir este lindo PROJETO.
Informações: 3563-3495
e-mail: casadolescente@yahoo.com.br
Site: WWW.casadoadolescente.org

Itabirito é Ponto de Cultura

Dos cem novos pontos de cultura de Minas Gerais, divulgados nesta última sexta-feira no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no site da Secretaria de Estado de Cultura, Itabirito será um dos contemplados por meio da Associação O Adolescer para a Vida, popularmente conhecida como Casa do Adolescente.

Os pontos de Cultura são ações desenvolvidas pela comunidade que ganham reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. Firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e tornam-se responsáveis por articular, expandir e impulsionar ações culturais que já desenvolvem nas comunidades.

A Casa do Adolescente pretende ampliar a oferta de oficinas de arte e cultura para, pelo menos 150 crianças, adolescentes e jovens, a cada ano de execução do projeto. As principais atividades desenvolvidas serão circo, capoeira, hip hop, música popular, fotografia, vídeo e atividades complementares como reforço escolar, palestras, atendimento médico e psicossocial. Pretende-se também desenvolver uma oficina de saúde com os familiares dos jovens atendidos, envolvendo o cultivo e manipulação de ervas medicinais, voltada para o consumo próprio da comunidade e para a venda. Estas atividades serão desenvolvidas em benefício de uma população residente na região periférica do município de Itabirito, sendo bairros de baixa renda per capita e baixo acesso a bens culturais.

Segundo Ana Luisa Magalhães, autora do projeto, " a aprovação deste projeto demonstra a consolidação das ações da Casa do Adolescente no meio cultural. Acredito que um dos fatores que propiciaram esta vitória foi a capacidade da nossa entidade em formar parcerias e a forma como o projeto será desenvolvido: com a constante participação dos beneficiados."

O Coordenador Municipal de Juventude e um dos Gestores da entidade, Rodrigo G. Almeida Félix, afirma que “com a aprovação deste projeto teremos um imenso ganho em termos de cultura, arte, saúde e informações para a população que mais necessita desse tipo de oferta em nossa cidade”, que segundo ele, são os bairros Padre Eustáquio, Vila Gutierrez, Padre Adelmo, Meu Sítio, São Geraldo, entre outros.

Parabéns Itabirito! Parabéns Casa do Adolescente! Sucesso e bom trabalho!

Mais informações: Centro de Apoio à Saúde do Adolescente – Rua Antônio Carlos, 379, Boa Viagem.

(31) 3563-3495 ou pelo e-mail: casadolescente@yahoo.com.br