sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Casa do Adolescente conquista novo projeto para as escolas

A Casa do Adolescente tem mais um projeto aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. O trabalho será realizado no próximo ano nas escolas públicas de Itabirito. Tem por objetivo promover a saúde integral dos estudantes adolescentes e jovens, contribuindo para a prevenção da gravidez precoce e DST’s/AIDS. Serão realizadas oficinas temáticas pelos profissionais de saúde (médicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, naturóloga e nutricionista) para todas as séries, visando a aquisição de informações e conhecimentos para o desenvolvimento responsável e saudável. O Projeto tem o incentivo e a aprovação da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Valéria, que reconheceu a importância do trabalho, por meio de seu parecer técnico. Serão beneficiados cerca de 6.237 estudantes, que terão a oportunidade de tirar suas dúvidas e discutir sobre os diversos temas relativos a essa faixa etária, como sexualidade, namoro, relacionamentos, projetos de vida, drogas, violência, dentre outros temas.

A entidade, pioneira no trabalho de atenção integral à saúde dos adolescentes, em Itabirito, está a caminho de tornar-se referência também em Minas Gerais. Isso se deve a credibilidade que a organização vem conquistando pelo Governo de Minas Gerais.

A primeira aprovação aconteceu no ano de 2008, com o Projeto Caminhos para Prevenção – Itabirito e Ouro Preto, com o objetivo principal de prevenir DST’s/AIDS, por meio da apresentação teatral “Balada”, em parceria com a Cia. Condelon de Belo Horizonte. Os estudantes das escolas públicas dos Municípios tiveram uma boa participação, realizando perguntas sobre o tema e tirando suas dúvidas com os profissionais de saúde: médicos e psicólogos. Uma das psicólogas envolvidas no projeto, Anna Cristina Figueiredo, relata a importância do Projeto, especialmente por atingir os distritos de Ouro Preto, carentes de informações sobre o tema. A boa repercussão do projeto motivou sua continuidade e expansão, e, para o ano de 2010, mais uma vez o projeto foi aprovado, dessa vez, com uma nova peça teatral para Itabirito e Ouro Preto, “Pedaços de Vida” e, para Mariana, a peça “Balada”.

O uso da arte para atingir os adolescentes, tem sido um ótimo instrumento de conscientização e responsabilização, especialmente, por se discutir prevenção de maneira prazerosa e clara, sem barreiras. Os atores também são adolescentes e jovens, o que torna ainda mais atrativo para o público, que se identifica com os personagens.

Adolescer com Arte e Cultura foi outro importante projeto aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura, por meio do edital do Ponto de Cultura. São ações desenvolvidas pela comunidade que ganham reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. A Casa do Adolescente pretende ampliar a oferta de oficinas de arte e cultura para, pelo menos 150 crianças, adolescentes e jovens, a cada ano de execução do projeto.

A Casa do Adolescente se orgulha muito pelo trabalho que realiza. Acredita sempre no potencial de transformação dos adolescentes e jovens. Se sente honrada em poder expandir seu trabalho para Minas Gerais. Mas tudo isso só é possível pela grande equipe profissional que possui, além da colaboração de seus sócios, voluntários, parceiros, da população de Itabirito, do poder público, dos comerciantes e empresários. Nossos agradecimentos a todos, sem distinção.

Quem quiser obter maiores informações sobre seus projetos, entre em contato:

3563-3495 casadolescente@yahoo.com.br

Nenhum comentário: