sábado, 27 de março de 2010

COMEÇA O PROJETO SAÚDE NA ESCOLA DA CASA DO ADOLESCENTE


Logo após o Carnaval, a Casa do Adolescente deu início ao seu mais novo projeto, intitulado: “Adolescer com Saúde na Escola”, patrocinado pelo Governo de Minas. Tem por objetivo prevenir a gravidez precoce e as doenças sexualmente transmissíveis. Estão sendo realizados seis encontros educativos com os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas de Itabirito.


Profissionais de saúde da entidade discutirão com os adolescentes e jovens de uma forma dinâmica e aberta, temas como valores, relacionamento, cuidados com a saúde e a sexualidade. Segundo a médica ginecologista, especialista em adolescência, Dra. Dalva, o início da vida sexual tem acontecido cada vez mais cedo e o número de adolescentes com doenças sexualmente transmissíveis, vem crescendo em seu consultório. Percebemos, portanto, a importância de se trabalhar a prevenção. Outro fator de risco é a gravidez na adolescência.


As jovens mães, muitas vezes, estão despreparadas para cuidar de um bebê. A abordagem com os rapazes será pela via da responsabilização quanto às conseqüências que uma relação sexual pode trazer para a vida.


A equipe da Casa do Adolescente promoveu a sensibilização da direção das escolas, alcançando a adesão de todas elas. A primeira ação implantada foi um encontro com os pais para desmistificar o tema, enfatizando a importância do diálogo na família e as ações preventivas. A primeira escola a realizar os encontros com os alunos foi a Escola Estadual Henrique Michel, no dia 08 de março.


A Casa do Adolescente também oferece como medida preventiva diversas oficinas artísticas, culturais e profissionalizantes como música, hip hop, capoeira, dança cigana, circo, trabalhos manuais e pintura em tela. Os adolescentes interessados em participar podem obter informações pelo telefone: 3563-3495.


Aguardem em breve a divulgação das atividades de comemoração dos 10 anos de existência da Casa do Adolescente.

Um comentário:

gilmara disse...

eu q estudo no henrique michel achei interessante pode participar desse projeto