segunda-feira, 19 de abril de 2010

CASA DO ADOLESCENTE FAZ HISTÓRIA E COMEMORA 11 ANOS DE FUNDAÇÃO


Com muita emoção, brilhantismo e alegria, a Associação O Adolescer para a Vida, conhecida como Casa do Adolescente, comemora em abril, 11 anos de fundação.
A iniciativa partiu de uma médica, iluminada como seu nome, Maria Dalva, que, preocupada com os riscos da adolescência, decidiu implantar um projeto de apoio e atenção à saúde dos adolescentes.

Unida à comunidade itabiritense, mobilizou vários voluntários sensíveis à causa do adolescente, representantes de diversos setores da sociedade. Em 14/04/99, portanto, fundou a entidade que mais tarde viria a ser um centro de referência em atenção integral à saúde do adolescente e jovem da região dos Inconfidentes. Um projeto audacioso, mas muito firme em seus propósitos.

Um ano após sua fundação, inaugurou o Centro de Apoio à Saúde do Adolescente, e iniciou os primeiros atendimentos de saúde, oficinas e atendimento ao adolescente em conflito com a Lei. Trabalho exclusivo na cidade, onde os adolescentes e jovens podiam ser escutados e apoiados em suas particularidades.

Onze anos se passaram e muitas conquistas alcançadas. Chegou à marca de 5100 (cinco mil e cem) beneficiários cadastrados. Cerca de 1.010 (mil e dez) beneficiários participam semanalmente de atendimentos de saúde, palestras, encontros e grupos educativos, oficinas temáticas, culturais e artísticas realizadas pela entidade. No ano passado beneficiou diretamente mais de 16.000 (dezesseis mil) adolescentes e jovens de Itabirito e Ouro Preto. São realizados mais de 8.000 (oito mil) atendimentos de saúde e mais de 1.200 (mil e duzentas) aulas artísticas e culturais anualmente. E para chegar a esses resultados, conta com uma equipe comprometida com o trabalho, com vários parceiros, como voluntários, sócios-contribuintes, empresários, poder público e comerciantes. Com muito trabalho, esforço, dedicação e empenho, ganhou grande credibilidade na região.

Seu principal destaque neste ano é o Projeto Adolescer com Saúde na Escola, patrocinado pelo Governo de Minas, que leva informação aos estudantes sobre a saúde sexual e reprodutiva. Participam do projeto todos os alunos das escolas públicas de Itabirito, entre o 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Segundo Simone Neto Gurgel, psicóloga da Casa do Adolescente, todo o nosso esforço e dedicação valem muito e fortalecem nosso trabalho, principalmente, quando escutamos depoimentos como esse: “Nada mais pode contribuir para os jovens que a conscientização responsável de um projeto sério e comprometedor com uma sexualidade saudável. A E.E. Henrique Michel e os alunos agradecem por esses dias de projeto que muito marcou a todos”. (depoimento dos educadores da Escola Estadual Henrique Michel participante do Projeto Adolescer com Saúde na Escola).

Dedicamos essa comemoração a todos, que, direta ou indiretamente, contribuíram para esses 11 anos de sucesso. Ficam aqui nossos sinceros agradecimentos.

Nenhum comentário: