quinta-feira, 9 de julho de 2009

Itabirito é Ponto de Cultura

Dos cem novos pontos de cultura de Minas Gerais, divulgados nesta última sexta-feira no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no site da Secretaria de Estado de Cultura, Itabirito será um dos contemplados por meio da Associação O Adolescer para a Vida, popularmente conhecida como Casa do Adolescente.

Os pontos de Cultura são ações desenvolvidas pela comunidade que ganham reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos para aplicar conforme o plano de trabalho próprio. Firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e tornam-se responsáveis por articular, expandir e impulsionar ações culturais que já desenvolvem nas comunidades.

A Casa do Adolescente pretende ampliar a oferta de oficinas de arte e cultura para, pelo menos 150 crianças, adolescentes e jovens, a cada ano de execução do projeto. As principais atividades desenvolvidas serão circo, capoeira, hip hop, música popular, fotografia, vídeo e atividades complementares como reforço escolar, palestras, atendimento médico e psicossocial. Pretende-se também desenvolver uma oficina de saúde com os familiares dos jovens atendidos, envolvendo o cultivo e manipulação de ervas medicinais, voltada para o consumo próprio da comunidade e para a venda. Estas atividades serão desenvolvidas em benefício de uma população residente na região periférica do município de Itabirito, sendo bairros de baixa renda per capita e baixo acesso a bens culturais.

Segundo Ana Luisa Magalhães, autora do projeto, " a aprovação deste projeto demonstra a consolidação das ações da Casa do Adolescente no meio cultural. Acredito que um dos fatores que propiciaram esta vitória foi a capacidade da nossa entidade em formar parcerias e a forma como o projeto será desenvolvido: com a constante participação dos beneficiados."

O Coordenador Municipal de Juventude e um dos Gestores da entidade, Rodrigo G. Almeida Félix, afirma que “com a aprovação deste projeto teremos um imenso ganho em termos de cultura, arte, saúde e informações para a população que mais necessita desse tipo de oferta em nossa cidade”, que segundo ele, são os bairros Padre Eustáquio, Vila Gutierrez, Padre Adelmo, Meu Sítio, São Geraldo, entre outros.

Parabéns Itabirito! Parabéns Casa do Adolescente! Sucesso e bom trabalho!

Mais informações: Centro de Apoio à Saúde do Adolescente – Rua Antônio Carlos, 379, Boa Viagem.

(31) 3563-3495 ou pelo e-mail: casadolescente@yahoo.com.br

Nenhum comentário: